Facebook Twitter RSS
banner

5 Grandes motivos para jogarmos videogames


Olá, a um tempo atrás tentei me aprofundar um pouco sobre bons motivos para comprovar que jogar videogames fazem bem a uma pessoa de diversas maneiras como aumentar sua felicidade, melhores reflexos e etc. Mas com pesquisas do tipo "Bons motivos para ser gamer" só achei artigos com fotos de modelos com uma camisa do Mario e um joystick na mão, vamos nos aprofundar na tese de que jogar videogame não é uma perda de tempo como é visto por muito. Sem enrolação vamos lá.

1. Combate a doenças mentais

Em uma universidade na Austrália chamada Auckland, pesquisadores chegaram a conclusão que games produzidos com o intuito de lidarem com adolescentes em depressão obteve resultados tão eficazes quanto o aconselhamento psicológico. O game, chamado Sparx, reduziu os sintomas do distúrbio tanto quanto o tratamento convencional. Resumindo de maneira objetiva videogames podem te deixar mais animado em momentos difíceis na sua vida.

2. Melhor coordenação motora

Cientistas da Universidade de Deakin, na Austrália, fizeram um estudo com crianças que passaram algum tempo com jogos bem interativos – como os do Wii – e foi notado que algumas crianças que jogam tem habilidades motoras melhores do que crianças que não jogavam, o que inclui chutar, arremessar ou pegar uma bola.

Na Universidade do Estado de Iowa (EUA) segundo o qual médicos que jogavam foram 27% mais rápidos e cometeram 37% menos erros que profissionais não jogadores em cirurgias de laparoscopia, que envolvem equipamentos minúsculos e movimentos calculados.

O vídeo abaixo pode mostrar isso bem. Um dos melhores jogadores de StarCraft II do mundo.


3.  Alivio em dores

Em base de dois estudos: um feito pela Sociedade Americana de Dor em 2010 e outro pela Universidade de Keele (Grã-Bretanha) e outro feito no segundo semestre de 2012.

No primeiro, alguns pacientes de quimioterapia revelaram sentir "menos estresse e agitação" enquanto estavam imersos em um mundo virtual, enquanto a intensidade de dores causadas por queimaduras caiu de 30% a 50%. No segundo, pessoas que jogaram games considerados violentos aguentar uma pedra de gelo nas mãos por 5% mais tempo que as pessoas que jogaram games de esportes. A sensibilidade à dor é um fator ligado ao estresse – quanto maior, mais estresse.

4.  Melhoria na visão

Em um estudo realizado em 2007 da Universidade de Rochester (EUA) revela que 30 horas de "treinamento" com games de tiro melhoram de de de forma bem significativa a habilidade de enxergar objetos pequenos à distância.

Em 2009, também em Rochester, cientistas provaram que pessoas que jogam games de ação têm uma visão 58% melhor no que diz respeito à percepção de contrastes.

5. Tomar grandes e pequenas decisões

 Ate ai você já deve estar achando que a Universidade de Rochester deve amar games. Em pesquisa feita em 2010 revelou que alguns games podem ajudar as pessoas a tomarem decisões certas com maior velocidade. Segundo estudo, alguns jogadores desenvolvem um nível superior de sensibilidade sobre o que está rolando ao seu redor. O cérebro  dos jogadores torna-se mais eficiente na recepção e no processo de informações visuais e auditivas.

Ate aqui vemos que não é perda de tempo passarmos uma parte do nosso dia jogando. E que isso pode melhorar muito nossa condição de vida para vivermos melhor, mas ate aqui vimos coisas que foram comprovadas cientificamente imaginem quantos benefícios isso pode nos trazer que ainda não sabemos. Se gostaram do artigo divulguem para seus amigos e se você tem alguma opinião sobre o assunto comente abaixo ! :)

Tags:

5 grandes motivos para jogarmos videogames
bons motivos para ficar jogando
jogar videogame faz bem ?
jogar videogame faz mal ?
Tomar grandes e pequenas decisões
Melhoria na visão
Alivio em dores
Combate a doenças mentais

SHARE THIS POST

  • Facebook
  • Twitter
  • Myspace
  • Google Buzz
  • Reddit
  • Stumnleupon
  • Delicious
  • Digg
  • Technorati
Author: ManoCoringa
Meu nome é Gabriel Fernando. Amante dos games de maneira geral e viciado em League of Legends embora não seja virgem. E mato duendes a noite !